Após um vídeo viralizar nas redes sociais, expondo a suposta prática de descarte inadequado de uniformes escolares fornecidos pelo Governo do Estado, o governador Mauro Mendes anunciou sua intenção de propor uma legislação tornando o uso do uniforme completo obrigatório nas escolas públicas estaduais.
O vídeo, gravado por um morador indignado, mostra kits escolares e materiais didáticos jogados em lixeiras próximas à Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá. As imagens têm gerado grande repercussão e debate nas redes sociais. Leia mais: Vídeo mostra kits escolares jogados no lixo próximo à escola em Cuiabá; veja
Em resposta à situação, o governador Mauro Mendes iniciou uma pesquisa em sua rede social, consultando a opinião da população sobre a obrigatoriedade do uniforme escolar. Em seu post, Mendes questionou: "O Governo de MT quer mandar um projeto de lei para tornar obrigatório o uniforme completo nas escolas públicas, pois estamos entregando sem custo para o aluno, qual a sua opinião?".
As respostas variaram, refletindo diferentes perspectivas sobre a questão. Um estudante do ensino médio expressou sua preocupação, argumentando que possuir apenas uma calça e um short torna difícil o cumprimento da obrigatoriedade do uniforme completo, especialmente considerando questões religiosas que podem impedir o uso de certas peças.
Por outro lado, outros internautas defenderam a obrigatoriedade do uniforme escolar, sugerindo que os pais deveriam assinar termos de responsabilidade e ciência, comprometendo-se a garantir que seus filhos compareçam à escola devidamente uniformizados, sob pena de responsabilização em caso de falta.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).