Com 100 anos e prestes a completar mais um, o ex-combatente do Exército Brasileiro, Davino Leopoldino de França, permanece lúcido e continua sendo uma grande referência para sua família e amigos.
Conhecido por seu histórico honroso, Davino é natural de Nossa Senhora do Livramento e se alistou aos 18 anos, sendo, inclusive, convocado para a Segunda Guerra Mundial seis meses após se alistar.
Nesta nova jornada, França foi enviado à Itália, onde permaneceu acampado com seus companheiros por nove meses até serem convocados para a linha de frente. Após longos dias de espera, o militar foi escalado, mas infelizmente teve sua participação interrompida por conta de um caso grave de sarampo, que o-deixou 20 dias internado. Apesar disso, no dia em que recebeu alta, Davino foi agraciado com uma surpresa: a guerra havia acabado e ele voltaria para casa.
De volta a sua terra natal, Davino deu continuidade à sua antiga vida, trabalhando na roça. Atualmente ele mora com sua neta e filha do coração, Rosane França, essa qual dedica a vida para cuidar do avô.
Em entrevista ao na manhã desta quarta-feira (08.05), Rosane destacou o quão honroso é poder compartilhar a história do avô, pois além dele ser um cidadão que serviu e honrou a Pátria, é referência como pessoa para toda a família.
“Para nós a existência dele é um presente de Deus. Eu, como neta e filha do coração, me sinto honrada em poder cuidar e aproveitar ao máximo os anos de vida dele. E poder, também, participar de momentos como este quando ele é reconhecido e horando por todo sua trajetória. Pois além de ser um cidadão que serviu e honrou nossa Pátria, foi e continua sendo uma referência como pessoa, como servo de Deus. Um grande exemplo de homem para toda nossa família”, destacou a neta.
Atualmente o pioneiro está acamado, em decorrência a um procedimento cirúrgico feito em setembro do ano passado, mas Rosana garante que mesmo com as pequenas complicações ele conseguiu se recuperar.
"Ele precisou passar por um procedimento cirúrgico em setembro do ano passado, ficou bastante debilitado na época devido ao pós-cirúrgico, mas venceu e hoje continua sendo o seio da família, com um quadro clínico satisfatório para a idade dele, recebendo todo o cuidado e carinho”, revelou a Rosane.
O Segundo Tenente, cargo que recebeu do Exército Brasileiro, ainda recebe visitas de pessoas que querem conhecer sua história. Recentemente, os alunos da Escola Tiradentes, juntamente com os responsáveis, foram até sua residência para convidar o militar para participar do encerramento de um projeto na escola. Apesar de estar acamado, Davino será representado por sua neta.
Durante sua longa vida, França foi casado somente uma vez, ele tem quatro filhos, 11 netos e sete bisnetos. E no dia 23 de agosto, o militar poderá comemorar mais de um século de vida, com diversas histórias e memórias preciosas, sendo um símbolo de perseverança, bravura e patriotismo.
Leia também - Prefeitos apoiam volta do DPVAT; “até 40% do valor arrecadado será destinado ao transporte coletivo”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).