26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 17 de Julho de 2017, 11:00 - A | A

Segunda-feira, 17 de Julho de 2017, 11h:00 - A | A

mortes no parque do lago

Acusado de assassinar adolescentes em VG, Willian Dias vai a júri em agosto

Lucione Nazareth/ VG Notícias

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), marcou para o dia 24 de agosto a realização do júri popular contra o tenente reformado da Polícia Militar, Willian Tadeu Rodrigues Dias, denunciado pela participação na morte de dois menores na região do Parque do Lago, em Várzea Grande. O crime aconteceu em 1993 e teve grande repercussão na mídia local, pois a acusação aponta que os jovens foram ameaçados, mortos e jogados em uma lagoa.

De acordo com o processo, o Ministério Público Estadual (MPE) denunciou Willian Dias, Aleixo Antônio de Campos, José Valentinho de Souza e Antônio Getúlio Vieira (todos na época militares), por homicídio qualificado com crueldade e de impossibilitar a defesa dos adolescentes Hemisfério Peres Ferreira, o "Mica", e Marcos José do Espírito Santo, o "Mantena".

Conforme a denúncia, os adolescentes teriam sido apreendidos no dia 29 de novembro de 1993 pelos acusados no bar do "Gaúcho", localizado no bairro Cristo Rei. Na época, as vítimas foram acusadas por Willian Dias de venderem uma arma, calibre 12, porém, eles negaram o fato.

Segundo o MP, apesar de negar a venda da arma, os jovens foram levados pelos acusados do bar do "Gaúcho", dentro de uma viatura policial, até uma lagoa no Parque do Lago, onde teriam sido interrogados novamente e mortos a tiros.

Em maio de 2009, Willian Dias chegou a ser condenado 25 anos de prisão pela morte dos menores. A condenação ocorreu durante Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal, comandado na época pela então juíza Maria Erotides Baranjak (hoje desembargadora do TJ/MT).

Porém, a defesa do tenente reformado recorreu da decisão e a Justiça acabou anulando o júri popular que condenou Willian Dias. Desde então, ele responde ao processo em liberdade.

No último dia 07, a Justiça marcou para o dia 24 de agosto a realização de um novo Tribunal do Júri para julgar Willian Dias e o policial da reserva Antônio Getúlio Vieira (que no júri de 2009 foi absolvido das acusações). O julgamento será realizado no Fórum de Várzea Grande.

Importante destacar que nas eleições de 2016, Willian Dias disputou uma vaga na Câmara de Vereadores de Várzea Grande ao concorrer ao cargo de vereador pelos Democratas (DEM), porém, não obteve êxito ao conquistar apenas 219 votos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760