O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta quinta-feira (17.09), ser favorável à retomada imediata das aulas presenciais em todo o país. A declaração ocorreu durante audiência pública, no Congresso Nacional.
Segundo o ministro, o Ministério da Educação (MEC) está elaborando, juntamente com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), um protocolo de biossegurança para a retomada das aulas presenciais, com foco na educação básica. Entretanto, ainda assim, a decisão de reabrir ou não as escolas caberá aos municípios.
“Se dependesse de mim, [a aula presencial] retornava amanhã, mas temos os riscos. O MEC não tem esse poder [de determinar a retomada das aulas], então se alguém quer saber a opinião do ministro, é essa, considerando ainda as questões de segurança. Nós não podemos colocar em risco as crianças, os adolescentes e também os jovens das universidades”, afirmou.
Milton Ribeiro afirmou que o MEC já destinou, ao todo, R$ 525 milhões para a compra de produtos de higiene e contratação de serviços de desinfecção de ambientes, bem como para a realização de pequenos reparos em salas de aula, de modo a garantir a segurança sanitária de professores e alunos.
Segundo o ministro, o valor será depositado diretamente na conta das respectivas escolas e deve beneficiar mais de 116 mil unidades de ensino público.
“Estamos colocando à disposição dos municípios toda a questão de infraestrutura. Nós estamos trabalhando para um retorno o mais breve possível da volta às aulas, para a gente pegar esse final de ano e deixar a criançada animada para o ano que vem”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).