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Brasil Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021, 10:40 - A | A

Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021, 10h:40 - A | A

"atrapalham outros alunos"

Romário classifica como “absurdo” fala de ministro contra inclusão de crianças com deficiência

A declaração causou revolta nas redes sociais, aos pais, professores e parte da classe política.

Adriana Assunção/VGN

Montagem

Romário_ministro

 Ministro da Educação, Milton Ribeiro diz que “alunos com deficiência atrapalham” os demais alunos.

 

A declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmando que “alunos com deficiência atrapalham” os demais sem a mesma condição quando colocadas na mesma sala de aula, causou revolta nas redes sociais, aos pais, professores e parte da classe política. A declaração foi realizada na segunda-feira (16.08) no programa 'Sem Censura', da TV Brasil.

“Eu acho que foi feito no passado, no passado primeiro não se falava em atenção ao deficiente, simples assim, eles fiquem aí e nós vamos viver a nossa vida aqui. Aí depois, esse foi um programa que caiu para outro extremo, o inclusivismo, o que é o inclusivismo, a criança com deficiência era colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela atrapalhava - entre aspas essa palavra – falo com muito cuidado. Ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para poder dar a ela atenção especial”, declarou o ministro, que anteriormente já havia se envolvido em outra polêmica ao declarar que a Universidade é para poucos", disse o ministro.

A polêmica declaração foi considerada pelo senador Romário (PL-RJ) como absurda e revoltante na sessão de ontem. Ele, que é pai de Ivy, uma jovem com síndrome de down - defende os benefícios da educação inclusiva, não apenas para as crianças com deficiência, mas para todos os estudantes envolvidos.

“A experiência com a minha princesa e linda filha Ivy me permitiu, graças a Papai do Céu, testemunhar essa fantástica evolução na dinâmica da sua escola. Como seus colegas a admiram, a acolhem e a respeitam! E como toda a sala dela evoluiu, cada um no seu ritmo individual de aprendizagem, mas compartilhando da mesma experiência humana e pedagógica”, declarou Romário.

Leia mais: Ministro pede aprovação de PL que torna Educação serviço essencial e defende retorno de aulas presenciais

 

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