O Ministério da Cidadania envia entre hoje e amanhã (22.12) mensagens de SMS para brasileiros que tiveram o auxílio emergencial cancelado alertando sobre a possibilidade de contestação da interrupção do recebimento do benefício, bem como da devolução do recurso que pode ter sido recebido de forma indevida.
Segundo o Governo, 1,2 milhão de pessoas teriam recebido indevidamente o recurso, conforme dados da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), irão receber as mensagens.
Conforme a CGU e TCU, o recebimento do benefício teriam ocorrido de forma ilegal após constatação de que essas pessoas receberam um segundo benefício assistencial do Governo, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, conseguiram um emprego ou ainda foi identificada renda incompatível com o recebimento do auxílio ou posse de bens de alto valor.
“Todos aqueles que receberem a mensagem de texto poderão contestar a informação através do site da Dataprev. O período para contestação termina no dia 31/12. Após este prazo, não será possível contestar, apenas proceder com a devolução do recurso recebido. As devoluções devem ser feitas por meio deste site. Lá é possível emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para restituir os pagamentos indevidos. A mensagem deve conter o registro do CPF do beneficiário e o link do site do Ministério da Cidadania e será enviada pelo número 28041. Qualquer mensagem enviada de um número diverso, com este intuito, deve ser desconsiderada”, diz nota do Ministério da Cidadania.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).