O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez uma postagem na noite desse domingo (08.01) informando que mais de 400 pessoas foram detidas após o ato antidemocrático na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Ibaneis rotulou o ato como terrorista e disse que o Governo do Distrito Federal seguirá trabalhando para identificar todos os manifestantes que participaram da ação e para que a ordem se restabeleça.
“Venho informar que mais de 400 pessoas já foram presas e pagarão pelos crimes cometidos. Continuamos trabalhando para identificar todas as outras que participaram desses atos terroristas na tarde de hoje no Distrito Federal. Seguimos trabalhando para que a ordem se restabeleça”, escreveu.
Venho informar que mais de 400 pessoas já foram presas e pagarão pelos crimes cometidos. Continuamos trabalhando para identificar todas as outras que participaram desses atos terroristas na tarde de hoje no Distrito Federal. Seguimos trabalhando para que a ordem se restabeleça.
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) January 8, 2023
Ainda na noite de domingo (08), o ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou afastar o governador pelo período de 90 dias do cargo. Segundo a decisão, Moraes apontou uma suposta omissão e fortes indícios de que as condutas dos terroristas criminosos só ocorreram mediante participação ou omissão dolosa dos gestores públicos.
Leia matéria relacionada - Moraes aponta suposta omissão e manda afastar governador do DF
Com a decisão, a vice-governadora Celina Leão (PP) vai ocupar a função de chefe do Executivo do Distrito Federal.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).