O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na noite dessa quinta-feira (26.11), durante uma live com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que o Governo Federal defende o retorno das aulas presenciais, mas reconhece que esta decisão não está em suas mãos. “O parecer do MEC é favorável para que volte às aulas, inclusive escrevemos protocolos de biossegurança e ouvimos médicos para retornarmos com todo o cuidado” disse.
No entanto, de acordo com o ministro, o Supremo Tribunal Federal (STF) declinou esse poder de decisão do retorno das aulas presenciais para os prefeitos e governadores.
Milton Ribeiro reforçou que o Governo está fazendo a sua parte, pois criou até mesmo um programa para auxiliar nessa retomada. “Criamos o dinheiro direto na escola no valor de R$ 615 milhões, para ajudar o retorno das aulas, nós queremos o retorno das aulas”, declarou Ribeiro.
Segundo o ministro, essa quantia foi distribuída entre 117 mil escolas públicas, onde cada uma recebeu algo em torno de R$ 80 mil, sendo umas mais, outras menos.
Para o presidente Bolsonaro, o Brasil está perdendo muito na educação, pois nem todas as famílias estão conseguindo realizar os estudos à distância.
Bolsonaro citou um exemplo pessoal: “Tenho uma filha de 10 anos que estuda aqui em Brasília, e que agora está em casa tendo educação a distância, e a mãe faz cumprir e não tem conversa. Mas, grande parte da molecada os pais não têm como cobrar dos filhos. Estamos perdendo muito na educação, o Brasil perde”, concluiu o presidente.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).