O Ministério da Saúde anunciou nessa segunda-feira (10.01) que o período de isolamento para pessoas que testaram positivo para Covid-19 será reduzido. A redução prevê cenários distintos, conforme o estado do paciente.
De acordo com a pasta, pessoas que têm diagnóstico laboratorial para o coronavírus e não têm sintomas por pelo menos 24 horas poderão ao fim do quinto dia fazer um exame. Caso o resultado for negativo e não houver uso de medicamentos, o paciente poderá ser liberado para algumas atividades. No entanto, o Ministério recomenda que ele siga algumas medidas de prevenção como evitar aglomerações, viagens, e utilizar máscaras e higienize as mãos.
No caso do teste ser positivo, a recomendação é que se aguarde até o décimo dia para sair do isolamento.
Pacientes com sintomas, a recomendação é de que espere até o sétimo dia. Em caso de não houver mais sinais da doença, nem uso de medicamentos nas últimas 24 horas, o isolamento poderá ser encerrado. Porém, se a pessoa sentir algum mal estar, febre ou dificuldades respiratórias, a recomendação é de que um novo teste seja realizado.
Com resultado negativo, o paciente poderá sair do isolamento. No entanto, caso o laudo seja positivo, a recomendação é de que o isolamento seja mantido até o décimo dia.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, em todas as situações descritas acima o paciente adota, após o fim do isolamento, algumas medidas de prevenção como evitar aglomerações, viagens, e utilizar máscaras e higienizar as mãos.
Leia Também - Secretário de Saúde de MT enfatiza que aumento dos casos de Covid-19 e H3N2 era anunciado
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).