O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A informação é do chefe da pasta, Milton Ribeiro, que, nesta sexta-feira (28.08), participou de uma live promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
De acordo com o ministro, já no mês de setembro, o MEC vai iniciar um processo seletivo para o preenchimento de 90 mil vagas do Prouni e 50 mil vagas do Fies.
As vagas remanescentes são aqueles que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares de ambos os programas, geralmente por desistências ou por falta de documentação.
Tanto o Prouni, quanto o Fies são programas do Ministério da Educação, que consistem em facilitar o acesso à educação superior em instituições de ensino privadas.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais, com 50% de desconto no valor das mensalidades, para cursos de graduação e de formação continuada. Já o Fies concede um financiamento aos estudantes e, atualmente, possui duas categorias. A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos; enquanto a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).