O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira (08.09), no Diário Oficial da União, o edital para o processo de seleção de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo, estão sendo oferecidas 90 mil vagas.
O Prouni é um programa responsável por oferecer bolsas de estudo integrais ou parciais, com 50% de desconto no valor das mensalidades, para cursos de graduação e de formação continuada. Já as vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares, geralmente por desistências ou por falta de documentação.
De acordo com o edital, as inscrições para ocupar uma das vagas remanescentes serão realizadas através do site do Prouni, entre os dias 15 e 30 de setembro. Esse período é válido tanto para os candidatos matriculados, quanto para os não matriculados na instituição de educação superior. Aquele que já esteja cursando o ensino superior poderá transferir a bolsa para o curso em que se encontra regularmente matriculado.
As vagas remanescentes do Prouni são destinadas a professores da rede pública, bem como àqueles que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, obtido nota superior a 450 pontos e que não tenha zerado a redação.
Após a inscrição, o candidato terá até dois dias úteis para entregar, presencialmente ou por encaminhamento virtual, a documentação exigida.
Ainda, conforme o edital, as bolsas remanescentes não têm efeito retroativo, portanto, só serão válidas a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.
No mês passado o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que neste mês de setembro também serão abertas 50 mil vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Leia matéria relacionada - MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies em setembro
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).