Reprodução
Número de óbitos de idosos neste mês julho foi 58,2% em relação aos demais grupos, aponta Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu alerta para o aumento no número de internações e mortes por Covid-19 entre pessoas acima de 60 anos. A informação consta do Boletim Observatório Covid-19 que fez uma comparação entre a semana epidemiológica 23 (06 a 12 de junho) e a semana epidemiológica 27 (03 a 10 de julho).
“Os óbitos, em particular, voltaram a se concentrar entre idosos. Esse novo panorama, reflexo da vacinação de pessoas mais jovens (que será progressiva, enquanto avança de forma decrescida nas faixas etárias) mostra que a idade é um fator de risco independente para o agravamento da Covid-19”, diz trecho do documento.
Leia Também - Fiocruz alerta para aumento de casos e diz que vacina tem eficácia reduzida contra nova variante
Os pesquisadores da Fiocruz citam que a vacinação de pessoas de 60 a 70 anos foi iniciada no mês de março e que no mês de abril foi possível observar uma tendência de queda nas internações e óbitos entre os idosos, e a crescendo de casos em pessoas com idades entre 18 a 59 anos.
No final de maio, o Ministério da Saúde autorizou a imunização da população geral por idade, colocando o país em um novo patamar, refletindo no perfil etário das internações e mortes, em especial nas últimas duas semanas.
Conforme o boletim, no mês junho a proporção de internações entre idosos era de 27,2%, enquanto neste mês de julho subiu para 31,8%. Já os de óbitos saiu de 44,8% (em junho) e agora está em 58,2%.
“A inspeção visual da concentração relativa de casos internados e óbitos por Covid-19 nas faixas etárias segundo semana epidemiológica ratifica a estagnação do rejuvenescimento de casos internados, e o progressivo retorno da concentração de óbitos entre os idosos. Finalmente, ao observar as internações em leitos de terapia intensiva, corroboramos a evidência descrita: há agora uma redução das internações nas faixas etárias de 50 a 59 anos e uma interrupção no aumento relativo da faixa de 40 a 49 anos. Por outro lado, a contribuição relativa das faixas etárias de idosos, que vinha caindo nas últimas semanas, estagnou”, diz trecho do boletim.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).