stock.adobe.com
Aqueles que não tomaram a segunda dose se encontram em situação ainda mais vulnerável, diz Fiocruz sobre riscos de contrair variante Delta
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu alerta nessa quinta-feira (22.07) para probabilidade do aumento do número de casos de Covid-19, frente à propagação da variante Delta. Além disso, destacou que a vacina que vem sendo aplicada em todo o país tem sua eficácia reduzida contra a nova variante. A informação consta do Boletim Observatório Covid-19.
De acordo com o documento, apesar dos dados tragam algum alento (mostrando uma redução de casos nas últimas semanas), o país permanece em um patamar muito crítico, com uma média diária de 39.064 casos e 1.196 óbitos, e que isso faz com que continuam pertinentes as preocupações quanto à possibilidade de piora no quadro pandêmico, especialmente, no momento, frente à propagação da variante Delta.
Leia Mais - Casos da variante Delta são confirmados no Distrito Federal
“A propagação da variante Delta — que é altamente transmissível —, assim como a possibilidade de surgimento de outras variantes, é motivo de preocupação para o mundo. As vacinas disponíveis apresentam limites em relação ao bloqueio da transmissão do vírus. São especialmente efetivas na prevenção de casos graves, mas podem ter a sua eficácia reduzida frente à variante Delta”, diz trecho do boletim.
Conforme os pesquisadores da Fiocruz, a preocupação aumenta em decorrência do avanço lento da vacinação no Brasil. Atualmente mais de 86 milhões de doses foram aplicadas no país (pouco mais de 56% da população adulta com pelo menos uma dose, e somente 21% dessa população foi imunizada com duas doses).
“É importante ressaltar que aqueles que não tomaram a segunda dose, para os imunizantes que requerem duas aplicações, se encontram em situação ainda mais vulnerável. No Brasil, é visível, portanto, um cenário de vulnerabilidade quanto ao possível crescimento do número de casos e, até mesmo de casos graves, dada a cobertura vacinal ainda insuficiente e limites inerentes às próprias vacinas disponíveis frente a novas variantes”, diz outro trecho do documento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).