A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nessa terça-feira (15.06), de forma oficial, autorização para o governador Mauro Mendes (DEM) importar de forma excepcional a vacina Sputnik V.
De acordo com autorização, a importação foi aprovada no último dia 04 deste mês em Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada da Anvisa, no qual foram estabelecidas condicionantes para aquisição dos imunizantes.
Leia Mais - Anvisa analisa pedido dos Estados para importação da vacina russa contra Covid-19
As principais condições preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
“As principais condições, dentre outros aspectos destacados no Voto do relator, preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis; todos os lotes importados das vacinas somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz; a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; a vacina deverá ser utilizada em condições controladas, com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a Agência e executado conforme as Boas Práticas Clínicas; a Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, a distribuição e o uso das vacinas importadas”, diz trecho do comunicado da Anvisa.
Ainda segundo a Anvisa, Mato Grosso poderá importar neste momento 71 mil doses da vacina Sputnik V, sendo que todo o lote será monitorado pela agência. Mato Grosso inicialmente pretendia executar um de seus dois contratos de compra da Sputnik, com 1,2 milhão de doses adquiridos diretamente pelo Estado, ou 4 milhões de doses na negociação pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) – o qual o Estado integra.
Mauro Mendes chegou a reclamar do número de doses da Sputnik liberados para Mato Grosso.
Leia Mais - Mendes reclama do número de doses da Sputnik para MT e revela negociações com Fundo Russo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).