As doações de sangue tiveram queda de 50 % no Estado de Mato Grosso. A dispensa dos trabalhadores da rede pública e privada para evitar a disseminação do coronavírus foi um dos principais motivos da redução das doações no MT Hemocentro do Estado e nas demais Unidades Coletora de Sangue.
Segundo a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o MT Hemocentro afirmou que algumas adaptações foram tomadas nesse período, como por exemplo, o agendamento.
“Estamos fazendo coletas agendadas pelo telefone 3623–0044, falar no setor de coleta e também agendamos pelo Facebook do Hemocentro. Estamos atendendo a cada 1hora um doador. Lembrando que todos os tipos sanguíneos são necessários, mas precisamos com urgência dos negativos. A doação é segura, não deixem de fazer”, afirmou a diretora.
Ontem, um dos pacientes que necessita de doação de sangue, o soldado da Polícia Militar Dirceu Batista Gomes Filho, teve uma piora e foi internado com pneumonia na UTI. Desde fevereiro, o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel de Mato Grosso (Rotam/MT) lançou campanha de doação de sangue nas redes sociais para ajudar o soldado em tratamento de LLA - Leucemia Linfoide Aguda, tipo B.
Rotam/MT faz campanha de doação de sangue para ajudar soldado diagnosticado com leucemia