O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) declarou situação de emergência em todo o Estado. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (24.06), tem validade de 180 dias e visa agilizar e reforçar as ações de combate aos incêndios florestais que assolam o pantanal da região. Neste domingo (23), viralizaram imagens das celebrações do Arraial do Banho de São João em Corumbá, no interior do estado, no momento em que ocorria um incêndio de grandes proporções na região.
O decreto permite a mobilização de todos os órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil do Estado para ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, em situações de risco iminente, agentes poderão entrar em residências para prestar socorro, ordenar evacuações e utilizar propriedades particulares para operações de combate ao fogo. A dispensa de licitações em casos de emergência ou calamidade pública também está autorizada, garantindo a continuidade dos trabalhos essenciais, como obras, aquisição de equipamentos e serviços.
A decisão do governador foi motivada pela prolongada seca que assola grande parte do território de Mato Grosso do Sul, resultando em um aumento exponencial dos focos de calor. Os incêndios têm causado danos significativos à agropecuária pantaneira, com prejuízos econômicos e ambientais substanciais, afetando a vegetação, o solo, a fauna, bens materiais e colocando em risco a segurança da população.
Equipes de bombeiros, brigadistas e pantaneiros estão trabalhando de forma coordenada e integrada, utilizando aeronaves, helicópteros e tecnologia de ponta para identificar e combater os focos de incêndio. Imagens de satélite e drones estão sendo empregados para monitorar as áreas afetadas e direcionar as equipes de forma mais eficiente.
De acordo com a assessoria de comunicação do governo, todas essas ações estão sendo organizadas pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que centraliza e transmite as orientações necessárias para as operações no campo e no ar.
"A situação exige uma resposta rápida e eficaz, e estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para proteger nossa população e nosso meio ambiente," afirmou o governador Riedel. "A colaboração entre governo, equipes de emergência e a comunidade é fundamental para superar esse desafio." Finalizou.
Leia também - Brasil é confirmado como sede dos Jogos do BRICS 2025 após brilhante desempenho na Rússia