O cavalo de Caramelo foi resgatado na manhã desta quinta-feira (09.05), com um bote do Corpo de Bombeiros. O animal estava ilhado em cima de um telhado de uma casa submersa há cinco dias no Rio Grande do Sul.
A primeira-dama, Janja da Silva, publicou no X (antigo Twitter) que conversou com o General Hertz, comandante das operações na região, que coordenou equipes para resgatar o cavalo. Veterinários do Exército também foram acionados para auxiliar na operação.
De acordo com a primeira-dama, o resgate é uma tarefa desafiadora que exige uma sincronia entre as equipes envolvidas. O cavalo está há cinco dias em pé sem poder se mexer.
A mobilização para salvar o Caramelo não é uma tarefa fácil. Equipes do Exército, incluindo veterinários, foram deslocadas para o local, enquanto voluntários se juntaram aos esforços para auxiliar no resgate.
"Esse resgate é complexo, as equipes que estão empenhadas devem trabalhar em sincronia", afirmou Janja da Silva em sua publicação. "Vamos acompanhar, porque muitas equipes estão mobilizadas nesse resgate."
Os temporais no estado já causaram 107 mortes e deixaram 374 feridos desde 29 de abril. 425 dos 497 municípios sofreram algum tipo de dano. De acordo com o levantamento do governo local, pelo menos 100 mil casas foram destruídas ou danificadas. Segundo Eduardo Leite, governador do estado, serão necessários R$ 19 bilhões para reconstrução.
Leia materia relacionada - Governo Federal reconhece estado de calamidade em 336 municípios do RS