O morador de Várzea Grande, Alan Souza Alves, relatou ao que estava caminhando a poucos metros da praia de Ubatuba, no Estado de São Paulo, quando testemunhou a queda de um avião de pequeno porte no mar, na manhã desta quinta-feira (09.01).
Segundo ele, ao avistar a fumaça, correu para verificar o que estava acontecendo e presenciou o resgate de um homem e uma mulher da aeronave. Contudo, o piloto permanecia preso às ferragens.
“Tiveram dificuldades para retirar os passageiros do avião. Tudo indica que o piloto fez de tudo para evitar que a aeronave caísse na cidade. A tragédia seria maior. Ele evitou uma catástrofe”, afirmou Alan Souza Alves. Alves enviou ao fotos e vídeos do local do acidente.
Conforme Alan, a informação é que cinco pessoas estavam a bordo da aeronave, enquanto outras três se encontravam em uma pista de skate próxima ao local. No jatinho, estavam o piloto, dois adultos e duas crianças.
As vítimas feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto, apesar de ter sido retirado das ferragens, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ele disse que pelo menos cinco viaturas e 12 bombeiros estão no local.
O Aeroporto de Ubatuba possui uma pista curta, com apenas 940 metros de extensão. De acordo com informações disponíveis no site do fabricante, o avião modelo Cessna 525 necessita de 789 metros para pousar em condições ideais. A Rede Voa, concessionária responsável pela administração do aeroporto, informou que, no momento do pouso, as condições climáticas eram adversas, com chuva e pista molhada.
Ainda conforme a concessionária, a aeronave havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, localizado no Estado de Goiás, e tentou realizar o pouso no município de Ubatuba, situado no litoral paulista.
Leia também - Boletim do DAE-VG: Veja quais bairros recebem água nesta quinta (09)