Um acidente envolvendo um ônibus fretado resultou na morte de pelo menos 10 pessoas em Itapetininga, região de Sorocaba, interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (05.07). O veículo transportava 52 passageiros, dos quais cinco sofreram ferimentos graves, 13 ficaram moderadamente feridos e 24 tiveram ferimentos leves.
O acidente ocorreu no km 171 da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127). Segundo informações preliminares da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o motorista relatou que o ônibus colidiu com um pilar de um viaduto após uma suposta pane mecânica. Ele deverá prestar esclarecimentos à polícia nas próximas horas.
As vítimas foram rapidamente socorridas e encaminhadas para diferentes unidades de saúde na região. O Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (Hlob), em Itapetininga, recebeu 43 vítimas, das quais seis estavam em estado grave, cinco em estado estável e 32 em estado leve, conforme boletim divulgado às 8h20. O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) atendeu uma criança de dois anos e seu tio, ambos com ferimentos leves. Outros feridos foram levados para o Hospital Adib Jatene, também em Sorocaba.
O ônibus, pertencente à empresa de fretamento Onix Turismo, saiu da cidade de Itapeva com destino a Aparecida. A Onix Turismo informou que o motorista é funcionário da empresa e que o veículo tem capacidade para 54 pessoas. A viagem foi organizada por um grupo religioso que anualmente realiza este trajeto.
Em nota ao g1, a empresa declarou que todos os passageiros se conheciam e que está prestando todo o suporte necessário às famílias das vítimas. "Já acionamos o seguro e estamos dando toda a assistência possível", afirmou um representante da Onix Turismo.
As autoridades estão investigando as causas do acidente. A perícia técnica foi acionada para analisar o local e o veículo, buscando esclarecer se houve falha mecânica ou humana. O depoimento do motorista será crucial para entender as circunstâncias que levaram à tragédia.
Leia também - Bolsonaro ajudou assassino de Marielle com atendimento médico