22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGN nas Ruas Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022, 17:11 - A | A

Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022, 17h:11 - A | A

pavimentação asfáltica

Cobrados por danificar asfalto, Águas Cuiabá testa estabilizador de solo para evitar afundamento

"O cuiabano não merece que a cidade se transforme em um queijo suíço. Estamos tomando providências", garantiu José Roberto Stopa

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

Cobrados pela Prefeitura de Cuiabá por danificar asfalto novo, a empresa Águas Cuiabá adotaram nesta quinta-feira (24.02) em parceria com a Secretaria de Obras Públicas, novas medidas para melhorar a qualidade dos serviços de recapeamento no bairro Dom Aquino, na Capital.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa (PV) relatou ao que os buracos no recapeamento foram detectados em excesso a partir do final de outubro — e desde então começou uma “queda de braço” com a Águas Cuiabá.

“O serviço grosso da Águas Cuiabá começou no início do ano passado, no período da seca essas rachaduras não são evidentes, quer dizer, a falta de chuva preserva o recapeamento. Com a evidência da chuva apareceram as falhas, começamos a detectar essas falhas em excesso, a partir do final de outubro a novembro. Tão logo tomamos conhecimento começamos uma queda de braço com a Águas Cuiabá — agora a coerência prevaleceu por parte da Águas porque nós sempre tivemos. E agora estão tomando as providências necessárias”, declarou. (Veja vídeo abaixo)

O cuiabano não merece que a cidade se transforme em um queijo suíço. Estamos tomando providências

Para solucionar o problema, Stopa e o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo, testaram um produto que deverá estabilizar o solo, para que não afunde ou danifiquem. Entre as medidas, Stopa destacou que a empresa não poderá mais cavar buraco e utilizar o mesmo solo. “Esperamos que funcione, este é o primeiro teste. Todos os buracos serão devidamente arrumados, é o compromisso que a Águas assumiu conosco, com a nossa fiscalização, com a Arsec, com a Prefeitura de Cuiabá. Estamos preocupados e com razão, o cuiabano não merece que a cidade se transforme em um queijo suíço e estamos tomando providências”, relatou.

Roberto Stopa disse que no quesito universalização da água e esgoto, a Águas vai muito bem, mas que o serviço de tapa-buraco é uma "merda". Segundo ele, a empresa tem o período chuvoso para reestabelecer o serviço, caso contrário não terão autorização para retomar novas obras após a chuva. “Então eles têm cerca de mais 30 dias. É só você rodar o Dom Aquino e ver que grande parte dos buracos, da cicatriz está lá um quadradinho perfeito, que é um quadradinho da Águas Cuiabá”, relatou.

Já o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo afirmou que não dá para ter problema de pavimento após todo investimento na Capital. Ele garantiu resolver o problema. Segundo ele, cada bairro que a Prefeitura entrar com pavimento completo e drenagem, a empresa irá entrar com a rede de esgoto. A ação será executada em parceria.

“Estamos fazendo investimento de mais de R$ 1 bilhão, o maior investimento de saneamento do Brasil, por isso precisa realmente fazer o corte. 70% do ativo de uma companhia ela está enterrada, então, para conseguir implantar infraestrutura de saneamento básico, temos que escalonar, colocar essa nova tubulação para fazer a coleta de esgoto, todo esse esgoto coletado deixa de ir para o Rio Cuiabá, ou Rio Coxipó, claro que tem seus contratempos e estamos aqui para resolver, para achar uma solução técnica que viabilize toda essa execução e esse grande empreendimento”, declarou.




.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760