O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta terça-feira (12.12) a Portaria nº 968/2023 que altera que o calendário de semeadura de soja para a safra 2023/2024 em Mato Grosso. A medida consta do Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a portaria, para Mato Grosso o novo período vai de 16 de setembro a 13 de janeiro de 2024. Neste caso, o calendário teve um aumento de 103 para 122 dias em atendimento à solicitação do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal.
O calendário de semeadura é adotado como medida complementar ao período de vazio sanitário, para reduzir o máximo possível o inóculo da ferrugem asiática da soja, considerada a doença que mais afeta a cultura.
A medida implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) tem objetivo de racionalizar o número de aplicações de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença, às moléculas químicas utilizadas no seu controle.
A Ferrugem Asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.
Leia Também - Sem rota para BRT, faixa exclusiva do modal será utilizada para tráfego de veículos em VG, diz prefeito