Recentemente, a Food and Drug Administration (FDA), à "Anvisa" dos Estados Unidos, aprovou o tratamento inovador contra o câncer canino, chamado "Stelfonta", o que trouxe uma reviravolta na vida da Pit Bull "Annabel Lee" de 8 anos. Diagnosticada com um tumor de mastócitos de 3 cm após já ter tido uma pata amputada, Annabel enfrentava um desafio complicado sem opções cirúrgicas tradicionais.
Desenvolvido especificamente para tumores de mastócitos em cães, o Stelfonta provou ser eficaz ao induzir necrose no tumor, alcançando uma impressionante taxa de sucesso de 87% no desaparecimento do câncer, com cicatrizes mínimas.
A médica veterinária, Emily Moser, destacou a utilidade do tratamento em casos como o de Annabel, onde a cirurgia não era uma opção. A Pit Bull, uma das primeiras pacientes a receber o medicamento, passou pelo tratamento por um mês, resultando no desaparecimento do tumor.
Annabel agora realiza check-ups a cada três ou seis meses para garantir que o câncer não retorne. O custo da injeção é comparável ao da cirurgia, mas sua abordagem menos invasiva, dispensando anestesia, é particularmente segura para cães mais velhos.
Os pais da pit bull, Alicia e Andrew Alderson, explicaram que a técnica inovadora não apenas salvou a vida de Annabel, mas também "devolveu sua filhinha" aos braços da família, proporcionando anos de felicidade pela frente.
Leia também - Prefeitura de Chapada dos Guimarães abre concurso para contratar Procurador Municipal
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).