A tradicional Cavalhada foi realizada neste domingo (26.06), em Poconé (a 104 km de Cuiabá). O evento em homenagem a São Benedito reuniu milhares de festeiros - após dois anos sem ser realizado em decorrência da pandemia.
Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados. A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Se na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.
A Cavalhada mantém viva uma tradição que movimenta a cidade de Poconé no mês de junho, trazendo retorno positivo não apenas para a cultura, mas ao turismo e economia.
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/VG) e atual diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos, participou do evento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).