As irmãs gêmeas Luiza e Laura da Rosa Brehm, de 17 anos, realizaram um feito que chamou a atenção de todo o Brasil: ambas tiraram 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Naturalmente, a comemoração foi em dose dupla, já que as duas não só estudaram juntas, como também conseguiram a mesma nota na prova mais temida do país.
Moradoras do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a cerca de 150 km de Porto Alegre, as irmãs foram da rede pública de ensino e demonstraram que, com esforço e apoio mútuo, qualquer um pode alcançar grandes resultados. "Foi incrível ter participado com ela do processo e ver a nota da redação ser a mesma. A gente comemorou junto. Nossa, foi uma conquista muito boa", disse Luiza ao site G1.
Em meio a mais de 3 milhões de candidatos, apenas 12 pessoas conquistaram a nota mil na redação. Nenhum desses super-heróis vem do Rio Grande do Sul, mas isso não impediu que as irmãs brilhassem com seus 900 pontos, uma nota altíssima.
De acordo com o site G1, a caminhada delas até o Enem começou lá em 2023, quando ainda estavam no 2º ano do ensino médio. Decidiram se inscrever num cursinho preparatório, e depois das aulas, continuaram a estudar sozinhas e on-line, com o apoio constante uma da outra. "A nossa rotina foi sempre conjunta", explica Laura, que não esconde a empolgação com o resultado. O tema da redação, "desafios para a valorização da herança africana no Brasil", pegou as duas de surpresa, mas o preparo fez toda a diferença. "A gente pensou que ia ser sobre tecnologia, mas, como fizemos várias aulas de história, ficamos bem preparadas", conta Laura.
A dica das gêmeas para quem vai fazer a prova no próximo ano? Manter a calma. Para elas, o nervosismo só atrapalha na hora da prova e pode comprometer o desempenho.
Agora, com as notas em mãos, Luiza e Laura se preparam para decidir o que fazer com o futuro. Apesar de terem estudado juntas e compartilhado os mesmos sonhos até aqui, elas têm planos diferentes: Laura sonha em cursar jornalismo, enquanto Luiza se apaixonou pela psicologia. Mesmo com os cursos distintos, o objetivo delas é estudar na mesma universidade, pois o apoio emocional uma da outra continuará sendo essencial. "A nossa meta sempre foi essa: estudar juntas na mesma universidade, apesar de seguir áreas diferentes", afirma Luiza.
Além de conquistar notas incríveis, as irmãs também estão no meio de uma onda de crescimento no estado. O número de inscritos no Enem no Rio Grande do Sul aumentou em mais de 70% em relação ao ano passado, com quase 280 mil participantes. E se as irmãs Brehm são um exemplo de dedicação e esforço, com certeza servem de inspiração para muitos outros estudantes que, assim como elas, acreditam que a união faz a força. (Fonte: Site G1)
Leia também - Abrigo de animais "Lar dos Sonhos" em VG perde tudo após fortes chuvas atingirem a cidade
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).