Cuiabá é uma das capitais do “clube das quarentonas”, o seleto grupo das poucas capitais brasileiras que alcançam a marca dos 40 °C quase todos os anos, pelo menos uma vez. Também fazem parte do "clube" as capitais Palmas (TO), Teresina (PI) e o Rio De Janeiro (RJ).
Na onda de calor de 2020, somando setembro e outubro Cuiabá teve 31 dias com 40 °C ou mais (chegou aos 44 °C, em 30 de setembro de 2020). Entre os dias 24/9/2020 e 9/10/2020, a menor temperatura foi de 40,1 °C.
O recorde anterior era de 37,6 °C, no dia 26 de julho. Tempo muito seco (umidade do ar entre 12% e 20%).
Consequências - A baixa umidade do ar provoca desconforto quase imediato, com ressecamento das mucosas e risco de infecções. Nos períodos de longa estiagem característicos do final do inverno, a umidade do ar cai muito e fica mais alta nos dias quentes de verão, devido à evaporação que ocorre depois das pancadas de chuva.
O horário crítico, em geral, ocorre entre 15h e 16h. Quando o nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes: dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.
Não temos como controlar as variações climáticas que afetam o organismo, mas, podemos precaver para preservar nossa saúde e melhorar a qualidade de vida especialmente nos períodos em que a umidade do ar está baixa. Veja algumas dicas do Dr Drauzio Varella.
• Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
• Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
• Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
• Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;
• Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.
Leia também
Receita paga hoje novo lote restituições do Imposto de Renda
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).