Setor atacadistas de Mato Grosso recorrem à Assembleia Legislativa para intermediar diálogo com governo do Estado de Mato Grosso sobre a reforma tributária. A desigualdade das alíquotas para os atacadistas do Estado em relação a outros Estados é uma das pautas que querem levar para discutir com o governador Pedro Taques (PSDB). A reunião nesta segunda-feira (07.11), contou com a presença dos deputados, Janaína Riva (PMDB) e Oscar Bezerra (PSB) que irão compor a Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Comércio de Bens que será instalada na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa.
A preocupação do setor é a concorrência que acaba sendo desleal para os atacadistas de Mato Grosso, que não conseguem concorrer com atacadistas de Estados vizinhos,- e os comércios deixam de comprar dos atacadistas de Mato Grosso para comprar de outros Estados, por conta da carga tributária ser menor e por consequência, faz com que os valores dos produtos caiam. Somente no ano passado, o setor atacadista gerou para Mato Grosso R$ 92 milhões em impostos.
De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidoras (AMAD), João Carlos Sborchia, o setor espera contar com os deputados e com a frente parlamentar para uma intermediação no diálogo com o governo das demandas dos empresários atacadistas.
O empresário Sebastião dos Reis Gonçalves, - popular Tião da Zaeli, disse que compreensível a importância e evolução da arrecadação para o Estado, mas as demandas do setor em Mato Grosso são muitas.
“Queremos ser ouvidos para poder contribuir com o Estado. Mas a nossa principal reivindicação é que haja uma igualdade das alíquotas aplicadas em Mato Grosso com relação ao setor atacadista dos Estados vizinhos. Este é distinto e concorre com todos os outros Estados da Federação, ou seja, nós temos em Mato Grosso uma atuação local, mas que tem concorrentes de todos os Estados aqui e que vem tirar receita, emprego e oportunidades que que proporcionamos aos mato-grossenses", justifica Tião da Zaeli.
Frente Parlamentar - A frente parlamentar é composta no mínimo por cinco deputados, conforme regulamenta o Regimento Interno do Poder Legislativo. O objetivo é promover em conjunto com representantes da sociedade a discussão da legislação e das políticas públicas de Mato Grosso relacionadas a um determinado setor da sociedade.
Compõem a Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo os deputados Oscar Bezerra, Janaina Riva, Zé Domingos Fraga, Sebastião Rezende, Dilmar Dal Bosco e Carlos Avalone. (Com informação da AL/MT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).