27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021, 16:39 - A | A

Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021, 16h:39 - A | A

Nasceu morta

Presidente da AL diz acreditar que CPI da Pandemia em MT não irá avançar

Particularmente acho que não avança nas assinaturas, disse Max sobre pedido de CPI de Lúdio

Lucione Nazareth & Kleyton Agostinho/VGN

VGN / VG Notícias

Max Russ

 Particularmente acho que não avança nas assinaturas, disse Max sobre pedido de CPI de Lúdio

 

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Max Russi, disse nesta quarta-feira (11.08) acreditar que o colega de parlamento, Lúdio Cabral (PT) não irá conseguir o número de assinaturas necessárias para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar por que Mato Grosso é o Estado com maior mortalidade por Covid-19 no país.

Para instalar uma CPI no Parlamento são necessárias assinaturas de oito deputados, o equivalente a um terço do Parlamento. “Acho que não vai ter assinaturas. Particularmente acho que não avança nas assinaturas”, declarou o parlamentar.

Leia mais: Deputado irá propor CPI para investigar mortes por Covid em MT: “apurar ações e omissão do Governo”

Ainda segundo Russi, outro ponto desfavorável para instauração da CPI da Pandemia é que atualmente o Legislativo conta com três Comissões Parlamentares de Inquérito em andamento, sendo necessário o encerramento das mesmas para aberturas de novas.

“A Assembleia está neste momento com três CPIs abertas, inclusive a Mesa Diretora tem cobrado a finalização delas. Nós precisamos encerrar as CPIs, apresentar esses relatórios, avançar nestas definições. As CPIs são importantíssimas e trarão resultados para Mato Grosso”, disse Max.

Neste sentido, com o encerramento destas CPIs, o presidente da AL/MT destacou que nada impediria a abertura da CPI da Pandemia ou para investigar o alto preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - sugerido pelo deputado Gilberto Cattani (PSL).“Se estiver em dia, e com as assinaturas necessárias, nós abriremos uma, duas, quantas CPIs forem necessárias”, finalizou.

CPI na Assembleia Legislativa

Atualmente está em andamento na Assembleia Legislativa as seguintes CPI da Energisa, da Renúncia e Sonegação Fiscal e da Previdência.

A CPI da Energisa apura reajuste nas tarifas de energia elétrica, assim como a qualidade do serviço prestado pela concessionária Energisa – responsável pelo serviço.

A CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal apura supostas concessões de benefícios ilegais para empresas e grupos, fiscalização da exploração mineral, combatendo os garimpos ilegais e a sonegação de impostos.

A CPI da Previdência tem objetivo de apurar o déficit previdenciário que alcançou o valor de R$ 1,158 bilhão no ano passado, e tem uma projeção crescente para os próximos anos. O foco é apurar os responsáveis e encontrar soluções para reduzir o déficit.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760