O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), reconheceu que a estratégia de combate aos incêndios adotada pelo Governo do Estado não deu certo. Segundo Mendes, desde janeiro, o Governo de Mato Grosso tomou providências investindo R$ 75 milhões, que inclui diárias para contratações de brigadistas, para Corpo de Bombeiros, aquisição de equipamentos e locação de aeronaves para jogar água.
“Fomos surpreendidos pelo grande volume de focos de incêndios. Ano passado funcionou muito bem a nossa estratégia, esse ano não funcionou”, declarou o governador em entrevista ao Canal Livre da Band nesse domingo (22.09).
Ele argumentou que o combate aos incêndios em Mato Grosso não funcionou, assim como na maioria dos Estados brasileiros, em razão do longo período de estiagem e pelo grande número de focos de incêndios, que, segundo ele, uma parte começou por ações criminosas.
Mendes também afirmou que não será “injusto” com o Governo Federal ao ser questionado sobre articulações conjuntas no combate aos incêndios.
“Eu estive em Brasília em uma reunião no ICMBio com a participação da Marina [Ministra do Meio Ambiente], tenho divergências com a Marina, mas eu estive na reunião para planejamento de ações conjuntas entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, ICMBio e Ibama. O problema é que a proporção do tamanho da confusão foi muito maior do que todos nós”, justificou o governador.
Leia também: Após 20 dias sem chuva, chance de incêndios no Pantanal aumenta "exponencialmente"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).