Imagens registraram o momento em que Claudemir Sá Ribeiro, 26 anos, foi morto pelo 2º tenente da Polícia Militar, Elias Ribeiro da Silva, 54 anos, na noite desse domingo (23.03), em um bar no município de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá.
No vídeo, é possível ver que Claudemir está sentado em uma mesa com mais dois homens quando o policial militar se aproxima e se senta. Em determinado momento, o sargento saca a arma e, em questão de segundos, aponta para Claudemir e efetua um disparo.
O jovem ainda tentou correr, mas caiu na calçada. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e, ao chegar ao local, constatou o óbito.
As imagens da câmera de segurança contradizem o depoimento do 2º tenente. Durante o interrogatório, ele afirmou que chegou ao bar acompanhado de algumas mulheres que conheceu em um pesqueiro.
Sobre a vítima, E.R. declarou que, ao sair do banheiro, foi abordado por uma pessoa que lhe disse que Claudemir seria "disciplina" de uma facção criminosa e que o policial estaria "oprimindo os irmãozinhos da escola" – referência à Escola Tiradentes, onde o sargento atuava como diretor até então.
Ele alegou que foi até a mesa para conversar e explicar as normas da escola, quando Claudemir se levantou. O sargento disse ter pensado que o jovem sacaria uma arma e, por isso, atirou.
No entanto, as imagens mostram que Claudemir foi atingido ainda enquanto estava sentado, contrariando a versão apresentada pelo policial.
Leia matéria relacionada - Tenente-coronel da PM mata jovem que construiu réplica de aeronave da FAB
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).