23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sábado, 19 de Março de 2022, 09:46 - A | A

Sábado, 19 de Março de 2022, 09h:46 - A | A

clandestino

Três homens são presos e maquinários são apreendidos em garimpo ilegal de Poconé

A operação de fechamento do garimpo foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Dema

Gislaine Morais/VGN

Três homens foram presos, e maquinários foram apreendidos, na tarde de ontem (18.03), no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá), durante uma ação a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) que fechou um garimpo clandestino que estava degradando uma área ambiental.

Conforme a Polícia Civil, a equipe da Dema recebeu uma denúncia anônima informando de um garimpo ilegal, onde estavam sendo utilizados maquinários, tipo draga, despejando substância química altamente tóxica (cianeto) no rio, poluindo o local.

Em diligência, a equipe da Dema constatou a veracidade dos fatos, encontrando duas máquinas retroescavadeira, além de roupas, um tonel de óleo diesel, galões de 50 litros, diversos equipamentos de garimpagem, duas drogas e um motor estacionário, além de outros equipamentos.

Foram constatados diversos danos ao meio ambiente, como a degradação do solo e do Rio Piraputanga e suas margens. No momento em que os policiais realizavam a vistoria do local, ninguém foi localizado.

Porém logo em seguida, os investigadores abordaram um veículo, em que o condutor se identificou como dono da área. Em continuidade as diligências na região, os policiais abordaram outros dois suspeitos, um deles proprietário de uma das máquinas apreendidas no local e o outro que afirmou ser o responsável pela contratação do maquinário.

O dono da área confessou que não possui nenhum tipo de licença para atuar na atividade de garimpo. Diante dos fatos, as duas retroescavadeiras foram apreendidas e os três suspeitos foram conduzidos à Dema. As máquinas foram removidas do local por meio da parceria da Dema com o Programa REM-MT.

Após serem interrogados, os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente e executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida. (com informações da PJC)

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760