A unidade regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Guarantã do Norte (724 km de Cuiabá) apreendeu oito caminhões que transportavam ilegalmente 358,9 m³ de madeira. O valor de multas aplicadas somam R$ 107, 6 mil. A ação foi realizada entre os meses de setembro e dezembro em parceria com o posto fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) localizado próximo a Serra do Cachimbo.
Conforme a diretora da regional, Elenara Gandini, a maioria das madeiras estavam sem Documento de Origem Florestal (DOF) e Guia Florestal (GF). “Havia muitas informações desencontradas que não estavam de acordo com a documentação”.
Os caminhões vinham de Rondônia e Amazonas. Cerca de 260 m³ das madeiras aprendidas foram doadas para o IFMT, Fórum de Matupá, Policia Judiciária Civil através da Gerência de Operações Especiais, Coluna de Betel e Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte.
A prefeitura está como fiel depositária das madeiras que ainda não foram doadas. O material se encontra no pátio da Secretaria de Infraestrutura do município. Já os responsáveis pelos caminhões ficaram como fiel depositários dos veículos. (Com informações da Gcom).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).