24 de Novembro de 2024
24 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Domingo, 06 de Janeiro de 2019, 12:15 - A | A

Domingo, 06 de Janeiro de 2019, 12h:15 - A | A

Conflito de Terras

Primeiro morto de 2019 em confronto por terras em Colniza, Mato Grosso

Edina Araújo/VG Notícias

Internauta

Eliseu

 


 


 

Eliseu Queres, 38 anos, morto, supostamente em confronto com vigilantes da Fazenda Agropecuária Bauru, conhecida como Fazenda ‘Magali’, no município de Colniza (a 1065 km de Cuiabá), nesse sábado (05.01). O corpo do sem-terra está sendo velado na manhã deste domingo (06.01), em Colniza.

Leia matéria relacionada Tiroteio na fazenda de Riva deixa um morto e nove feridos

O conflito deixou nove pessoas feridas e uma morte. As primeiras informações davam conta que seriam dois óbitos, porém, foi apenas um. Este é primeiro assassinato registrado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2019, por conflitos no campo.

Em nota, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) disse que "tentativa de massacre" já havia sido anunciada. “Há alguns meses vários trabalhadores foram ameaçados, pelo próprio ex-deputado, pelos capangas fortemente armados que ele colocou na fazenda, que diuturnamente ameaçavam as famílias no acampamento, efetuando disparos de armas de grosso calibre, inclusive fuzis, e fogos de artifícios, na intenção de incendiar os barracos. Todos esses fatos foram denunciados amplamente pelos trabalhadores para o governo do Estado (Governador, Casa Civil, Casa Militar, SESP), bem como para o MPF, OAB e Assembleia Legislativa, solicitando as medidas cabíveis para estancar o conflito”, diz nota do CTP.

Segundo nota, a possibilidade do crime foi anunciada e denunciada pelo Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso (FDHT-MT) e pela CPT no Estado, no dia 1 de novembro de 2018. Em nota, as entidades alertavam para o eminente conflito na região, onde 200 famílias reivindicam o direito à terra e viviam sob a mira de cerca de 30 pistoleiros. “É baseado nesse histórico que tememos o pior. Das quase 200 famílias que lá estão sob a mira dos pistoleiros na Fazenda Agropecuária Baurú… Se algo acontecer, é uma morte anunciada. TODOS SABIAM.”.

Conforme o CTP, a área do conflito, conhecida como Fazenda Magali, se encontra em uma grande gleba de terras da União (que as famílias já solicitaram a arrecadação para ser destinada a reforma agrária), que é alvo de disputa entre os antigos grileiros e o ex-deputado estadual José Riva em sociedade com o ex-governador Sinval Barbosa, que supostamente adquiriram parte dessa área com dinheiro de desvios do erário público.

Segundo informações repassadas ao oticias pela empresa Unifort Segurança Patrimonial, é que a perícia técnica esteve na fazenda e coletou e projétil de revólver calibre 38 e dois projéteis de 44.

Confira lista

ELISEU QUERES - ASSASSINADO
MILTON JOSE DA SILVA – GRAVAMENTE FERIDO
MOISES FERREIRA – GRAVEMENTE FERIDO
VALMIR NUNES JANUARIO – GRAVEMENTE FERIDO
ANTONIO JOSE MAIA SILVA
MANOEL FERREIA BARBOSA
MARCOS MARTINS DO PRADO
NALBES APOLINARIO
TAHIK BRUNO OLIVEIRA
TIAGO ALVES LOPES

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760