Eliseu Queres, 38 anos, morto, supostamente em confronto com vigilantes da Fazenda Agropecuária Bauru, conhecida como Fazenda ‘Magali’, no município de Colniza (a 1065 km de Cuiabá), nesse sábado (05.01). O corpo do sem-terra está sendo velado na manhã deste domingo (06.01), em Colniza.
Leia matéria relacionada Tiroteio na fazenda de Riva deixa um morto e nove feridos
O conflito deixou nove pessoas feridas e uma morte. As primeiras informações davam conta que seriam dois óbitos, porém, foi apenas um. Este é primeiro assassinato registrado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2019, por conflitos no campo.
Em nota, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) disse que "tentativa de massacre" já havia sido anunciada. “Há alguns meses vários trabalhadores foram ameaçados, pelo próprio ex-deputado, pelos capangas fortemente armados que ele colocou na fazenda, que diuturnamente ameaçavam as famílias no acampamento, efetuando disparos de armas de grosso calibre, inclusive fuzis, e fogos de artifícios, na intenção de incendiar os barracos. Todos esses fatos foram denunciados amplamente pelos trabalhadores para o governo do Estado (Governador, Casa Civil, Casa Militar, SESP), bem como para o MPF, OAB e Assembleia Legislativa, solicitando as medidas cabíveis para estancar o conflito”, diz nota do CTP.
Segundo nota, a possibilidade do crime foi anunciada e denunciada pelo Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso (FDHT-MT) e pela CPT no Estado, no dia 1 de novembro de 2018. Em nota, as entidades alertavam para o eminente conflito na região, onde 200 famílias reivindicam o direito à terra e viviam sob a mira de cerca de 30 pistoleiros. “É baseado nesse histórico que tememos o pior. Das quase 200 famílias que lá estão sob a mira dos pistoleiros na Fazenda Agropecuária Baurú… Se algo acontecer, é uma morte anunciada. TODOS SABIAM.”.
Conforme o CTP, a área do conflito, conhecida como Fazenda Magali, se encontra em uma grande gleba de terras da União (que as famílias já solicitaram a arrecadação para ser destinada a reforma agrária), que é alvo de disputa entre os antigos grileiros e o ex-deputado estadual José Riva em sociedade com o ex-governador Sinval Barbosa, que supostamente adquiriram parte dessa área com dinheiro de desvios do erário público.
Segundo informações repassadas ao oticias pela empresa Unifort Segurança Patrimonial, é que a perícia técnica esteve na fazenda e coletou e projétil de revólver calibre 38 e dois projéteis de 44.
Confira lista
ELISEU QUERES - ASSASSINADO
MILTON JOSE DA SILVA – GRAVAMENTE FERIDO
MOISES FERREIRA – GRAVEMENTE FERIDO
VALMIR NUNES JANUARIO – GRAVEMENTE FERIDO
ANTONIO JOSE MAIA SILVA
MANOEL FERREIA BARBOSA
MARCOS MARTINS DO PRADO
NALBES APOLINARIO
TAHIK BRUNO OLIVEIRA
TIAGO ALVES LOPES
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).