29 de Setembro de 2024
29 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sábado, 30 de Novembro de 2019, 10:32 - A | A

Sábado, 30 de Novembro de 2019, 10h:32 - A | A

Operação Bertholettia

PRF apreende 375 metros cúbico de madeira serrada de espécie nativa em MT

Redação VG Notícias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no período de 26 a 28 de novembro a operação Bertholettia, em Pontes e Lacerda (445 km de Cuiabá). Somente entre terça e quinta-feira foram apreendidos 375 m³ de madeira serrada de espécie nativa, bem como foram registradas 12 ocorrências de transporte ilegal de madeira.

O objetivo da operação é capacitar os policiais para fiscalizar produtos florestais oriundos de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

Entre as irregularidades encontradas durante as atividades operacionais, estão: espécies e produtos não autorizados, excesso no volume, inconsistências e omissões nos documentos de origem florestal. Essas irregularidades tornam os documentos inválidos, dessa forma, esses são enquadrados como crime ambiental e infração administrativa ambiental

Para as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no transporte irregular, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Estes foram encaminhamentos ao Ministério Público Estadual, que poderá propor transação penal, ajuste de conduta e outras medidas, além do perdimento da carga e reparação do dano para todos os envolvidos, incluindo motorista, vendedor e, em alguns casos, o comprador do produto florestal.

A operação foi realizada pela PRF juntamente com a Polícia Militar, Politec-MT e o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). Além desses, o Ministério Público, que também participou da articulação entre os órgãos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760