O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), formalizou na última quinta-feira (14.12) um acordo de cooperação com a Superintendência da Polícia Federal (PF), assegurando o porte de armas permanente para os agentes da Guarda Municipal (GM/VG). O documento será publicado no Diário Oficial da União.
Kalil enfatizou que a Prefeitura cumpriu todas as exigências legais, proporcionando suporte técnico, equipamentos e recursos necessários para equipar os guardas municipais, destacando o papel conjunto da Guarda Municipal com outras forças para preservar a segurança pública.
O comandante da Instituição, Allison Baracat, destacou que o porte de arma permanente é uma conquista para a categoria, ressaltando a ausência de incidentes envolvendo agentes da GM com armas de fogo ao longo dos 23 anos da Instituição.
Ele afirmou que a corporação, composta por 135 homens e mulheres, está rigorosamente conforme os requisitos legais, incluindo cursos de tiro, registro, psicotécnico e armamento conforme a legislação.
Allison Baracat expressou satisfação com os elogios da superintendente da Polícia Federal, reconhecendo a Guarda como operacional, e concluiu expressando o desejo de que a corporação mantenha sua integridade, mesmo com o porte de armas permanente, continuando a zelar pela segurança da comunidade de Várzea Grande.
“A corporação está em dia o que pede o estatuto. O porte de armas definitivo trará apenas mais segurança jurídica para os agentes. Recebemos elogios da superintendente da Polícia Federal, que reconheceu que somos uma Guarda operacional, e isso me deixa muito orgulhoso. Nunca tivemos um incidente de arma de fogo e mesmo com porte definitivo, espero que a nossa corporação continue assim, zelando pela segurança dos várzea-grandenses”, concluiu Allison Baracat.
Leia também - Saúde de VG suspende pagamento de horas extras e apura denúncia "bate ponto de bermuda e vai embora"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).