A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu nessa terça-feira (08.10) que o incêndio de grandes proporções que destruiu o Shopping Popular no dia 15 de julho, em Cuiabá, foi acidental. Conforme o laudo pericial, as chamas iniciaram após um superaquecimento elétrico, ocorrido no interior de um box no piso inferior do estabelecimento.
De acordo com a Polícia Civil, para obter o resultado, os peritos recuperaram e analisaram as imagens de 14 aparelhos gravadores e mais de 280 câmeras de segurança do sistema de vigilância. Também foi apurado se os equipamentos eletrônicos da central de alarme de incêndio estavam funcionando antes dos fatos.
A perícia ainda levou em consideração os projetos estruturais e elétricos para o mapeamento completo do local. O laudo pericial contém 160 páginas, incluindo textos, ilustrações e anexos fotográficos. Foi elaborado por quatro peritos oficiais criminais com formação em engenharias elétrica, civil e mecânica.
De acordo o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan, o documento foi disponibilizado à Polícia Civil nesta quarta-feira (09) e compõe o inquérito que investiga as circunstâncias do incêndio.
Lojistas perderam tudo
O incêndio começou na madrugada do dia 15 de julho. O prédio principal ficou completamente destruído, sendo que apenas foi possível isolar o prédio da área administrativa, que ficou intacto.
Comerciantes começam do zero
Ficou definido que os comerciantes serão instalados no estacionamento da antiga estrutura do Shopping Popular. Segundo Misael, presidente do shopping, a decisão já foi informada ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa, e Prefeitura de Cuiabá.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).