A Polícia Militar de Juara-MT, a 640 km da capita, no final da tarde de quarta-feira, (18-07) foi acionada pela diretora da Cadeia Pública Ednéia Colombo, para conter um reeducando, que, segundo informações estaria com um instrumento perfuro- cortante, conhecida como chuço, ameaçando seus colegas de cela.
Sob o comando do Major Sebastião Pereira, os policiais realizaram revistas nas celas e encontrou várias armas artesanais, entre elas um chuço grande, que estava escondido dentro do travesseiro do reeducando Elias Amorim Martins. Todos os objetos foram apreendidos.
Segundo o Major PM Pereira, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar do Vale do Arinos, havia uma denúncia de que alguns detentos preparavam uma tentativa de fuga.
Os policiais se retiraram do local após a revista e apreensão das armas artesanais, porém, tiveram de retornar para conter um inicio de motim. Como aconteceu há alguns dias, reeducandos atearam fogo em colchões e jogaram para fora das celas queimando.
Quando a Policia Militar retornou à cadeia, o fogo já havia sido contido pelos agentes penitenciário. Segundo informações, os detentos disseram que durante a revista, o ventilador de um dos detentos foi quebrado, mas os agentes desmentiram o episódio.
A PM identificou o causador do tumulto, e, segundo a Promotora de Justiça, Dra. Liane Amélia Chaves, que acompanhou o desfecho do motim, o reeducando já havia realizado outras rebeldias e a cadeia de Juara é considerada tranqüila, na região foi necessária a remoção do preso para outra cidade do estado, com o objetivo de preservar o bom ambiente local.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).