15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quarta-feira, 01 de Agosto de 2018, 13:43 - A | A

Quarta-feira, 01 de Agosto de 2018, 13h:43 - A | A

Operação Insurgente

Polícia indicia 56 pessoas por tentarem implantar milícia em seis municípios de MT

Redação/VG Notícias

PJC/MT

prisão

 

A Polícia Civil indiciou 56 membros por tentar implantar uma espécie de milícia em cidades do interior de Mato Grosso. Os criminosos foram desarticulados na operação “Insurgente”, que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Primavera do Leste, Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Araguaia e Poxoreu, no dia 27 de julho.

Os alvos da operação, coordenada pela Delegacia de Primavera do Leste e pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), foram indiciados por crime de organização criminosa (pena de 03 a 08 anos) e alguns, que estavam aliciando também adolescentes para prática de crimes, vão responder por corrupção de menores (de 01 a 04 anos de pena).

Em 10 meses de investigação coordenada pela delegada Anamaria Machado Costa, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste, ficou comprovado que as ordens vinham de lideranças presas em presídios de Cuiabá. Neste caso, os indiciados terão a somatória dos crimes atuais aos anteriores praticados.

Em audiência de custódia, nesta semana, os presos de Primavera do Leste tiveram as prisões mantidas. Apenas uma mulher, que está amamentando, foi mantida em prisão domiciliar, não tendo sido encaminhada ao Sistema Penitenciário.

As investigações identificaram um casal da cidade de Rondonópolis, o homem é conhecido por “pai de santo”. Ele era a principal liderança da região, o mesmo cumpria as determinações a mando da liderança do alto escalão, conhecida por Zacarias (o Lacoste), que está preso na Penitenciária Central de Cuiabá (PCE).

Em Rondonópolis, o grupo atuava cobrando uma espécie de aluguel de cada boca de fumo e coagindo os pequenos traficantes para que comprassem a droga de pessoas indicadas por eles.Já em Primavera do Leste, em algumas cidades, a organização criminosa chegava a intimidar também o comércio lícito exigindo que comerciantes ‘pagassem’ para não ser assaltados.

Ao todo foram 87 mandados judiciais, sendo 31 de buscas e 56 de prisões, expedidos pelo Poder Judiciário, destes, apenas duas ordens de prisão não foram cumpridas. (Com informações PJC/MT)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760