O Shopping Popular de Várzea Grande foi alvo, na manhã desta quarta-feira (04.09) da Operação Relutância da Polícia Federal. A ação busca desmantelar um grupo criminoso envolvido na importação e distribuição ilegal de grandes quantidades de cigarros eletrônicos e seus acessórios. Em Várzea Grande, foram cumpridos três mandados.
A operação, que contou com o apoio de servidores da Receita Federal, ocorreu em oito cidades brasileiras, sendo três mandados em Várzea Grande, dois em Cuiabá, 16 em Rondonópolis, quatro em Sorriso, um em Campo Grande–MS, duas em Redenção, um em Xinguara–PA e quatro em Goiânia–GO. Os mandados são de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva, um de sequestro de bem imóvel e o bloqueio de ativos no valor de R$ 6,4 milhões.
As investigações revelaram que o esquema criminoso utilizava diversos veículos para transportar cigarros eletrônicos e outros produtos ilícitos do Paraguai até Rondonópolis–MT. De lá, os produtos eram distribuídos para outros estados, onde eram revendidos em grandes quantidades.
Nas cidades de destino, os produtos eram comercializados tanto em lojas físicas quanto online, sendo entregues por meio de serviços de delivery, com motoboys ou carros pequenos.
Os criminosos serão acusados de contrabando, descaminho, receptação, falsidade ideológica, desobediência e associação criminosa, uma vez que a importação, comercialização e distribuição de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil.
Nos últimos dois anos, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar já haviam interceptado diversos carregamentos de produtos contrabandeados ligados ao grupo. Na operação de hoje, duas pessoas foram presas em flagrante em Rondonópolis–MT: uma por tráfico de drogas e outra por porte ilegal de arma de fogo.
Operação Relutância
A operação foi batizada de "Relutância" devido à persistência do grupo criminoso em continuar suas atividades ilegais, mesmo após terem sido alvo de diversas ações de fiscalização e repressão.
Leia também - Incêndio destrói loja de artigos religiosos em Várzea Grande
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).