A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (24.04) a operação “Panóptico Integrada - Fase 2” para cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão contra membros de facções criminosas que residem em Cuiabá.
Segundo a PJC/MT, os mandados estão sendo cumpridos nos bairros CPA (setores 1, 2, 3 e 4), Jardim Umuarama, Jardim Brasil, Altos da Serra, Jardim Florianópolis e Jardim Milênio.
A Polícia informou que os mandados foram expedidos pela Vara do Crime Organizado (7ª Vara), após solicitação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). Conforme a GCCO, as buscas e apreensões de materiais tem com foco fortalecer investigações desenvolvidas na unidade, referente a atuação de integrantes de organização criminosa, liderados por faccionados recolhidos em unidades prisionais de Mato Grosso.
A operação de caráter preventivo tem objetivo de coletar dados sobre a facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios, na prática de diversos crimes como tráfico de drogas, atentados a membros e órgãos públicos, crimes patrimoniais (roubos e furtos em residências, comércios e veículos), homicídios, explosão de caixas eletrônicos e outros.
A Polícia Militar e Polícia Federal, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), também compõem a operação.
Nome - Panóptico significa construção, cuja estrutura faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. O termo foi utilizado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785, para designar um modelo de penitenciária ideal. (Com informações da PJC/MT)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).