21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quarta-feira, 05 de Abril de 2023, 23:00 - A | A

Quarta-feira, 05 de Abril de 2023, 23h:00 - A | A

Ataque em creche

Polícia de SC deflagrou 5 operações envolvendo ameaças contra escolas, diz delegado

O delegado afirmou que o governador do Estado, Jorginho dos Santos Mello, entrou em contato para falar sobre protocolo de prevenção e de contingência.

Maiara Lima/ VGN

O delegado-geral da Polícia Civil, Ulysses Gabriel, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (05.04), após o ataque que ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, na manhã de hoje, afirmou que nos últimos meses, realizou cinco operações policiais envolvendo circunstâncias de ameaças contra escolas no Estado.

“Foram feitos monitoramentos de indivíduos e realizado operações policiais, precisamente em Campo Erê, Três de Maio, Barra Velha, Florianópolis e São José. Na última semana foi identificando um adolescente de 17 anos que estaria ameaçando uma escola”, revelou o delegado.

Segunda ele, teve outros casos não investigados pela DEIC (Delegacia especializada em investigações criminais) e assim como, outros registrados pela diretoria de inteligência com possíveis autores de crimes, Imbituba, Concórdia, Blumenau, São Bento, São José, Criciúma.

O delegado afirmou que o governador do Estado, Jorginho dos Santos Mello, entrou em contato para falar sobre protocolo de prevenção e de contingência.

“O governador do Estado, há uma semana, entrou em contato comigo, com o comandante Pelozato, com a Andressa, também com o Corpo de Bombeiros com a Secretaria de Educação, aqui representada pela secretária-adjunta, Patrícia, com a Saúde e a Assistência social. E depois nós iríamos levar isso para o Ministério Público e o Poder Judiciário”.

O protocolo de prevenção terá como objetivo fazer um levantamento em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Civil e de todas as escolas de Santa Catarina, para verificar as vulnerabilidades nessas escolas capazes de fazer com que o indivíduo possa praticar crimes. Sendo assim, através inteligência policial, terá um mecanismo que façam com que indivíduos não perpetrem crimes nessas escolas.

O delegado Ulysses explicou que o protocolo será ampliado em outros pontos, um deles na área da Saúde.

“O protocolo vai ser ampliado para postos de saúde e assim por diante, porque nós sabemos que indivíduos podem praticar esses ilícitos não apenas em área escolar. Em nível estadual, nós, desde a semana passada estávamos orquestrando e construindo um plano de contingência para evitar que isso aconteça”.

Em Israel, é utilizado um sistema onde indivíduos são reconhecidos em câmeras de OCR por condutas, qualquer movimento suspeito, o sistema reconhece e informa automaticamente para os policiais mais próximos através de SMS.

Protocolos, como treinamentos para professores para estarem preparados em situações como ataques foram citados. “Buscar ensinar através da Polícia Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros, professores agirem de forma preventiva quando algo estiver ocorrendo e quais as primeiras providências que devem ser tomadas caso isso aconteça”.

Leia também; Gisa rebate críticas de Simona e diz: "onde estava a senhora quando a primeira-dama atacou as vereadoras de VG?

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760