Uma operação deflagrada pela Polícia Judiciária Civil, na tarde desta segunda-feira (26.09), cumpriu mandados de busca e apreensão em postos de combustíveis, visando apurar possível prática de crime eleitoral na troca de abastecimento por votos na região do Vale Araguaia.
As buscas foram realizadas nos municípios de Alto Boa Vista (a 1.059 km de Cuiabá), Luciara (a 1.166 km de Cuiabá), Novo Santo Antônio (a 1.063 km de Cuiabá) e São Félix do Araguaia (a 1.200 km de Cuiabá).
O trabalho foi desencadeado após várias denúncias chegarem ao Ministério Público da cidade, apontando que candidatos estavam arregimentando colaboradores para divulgação de campanha e, como moeda de troca, davam combustível de maneira indiscriminada, o que demonstra prática de abuso de poder econômico e possível crime eleitoral de compra de votos.
Diante da denúncia, o promotor de justiça representou pelas buscas, que foram deferidas pelo juiz da comarca.
Conforme o delegado Valmon Pereira da Silva, durante o cumprimento das ordens judiciais, vários documentos, notas, recibos, entre outros comprovantes, foram apreendidos nos postos. “Em diversos casos não tinham sequer a assinatura da pessoa que recebeu o combustível, nem demonstra se esse cidadão está cadastrado junto à justiça eleitoral como colaborador da campanha de determinado candidato”, disse o delegado.
Alguns gerentes dos postos foram conduzidos à delegacia para prestarem esclarecimentos, sendo liberados em seguida. Toda a documentação será encaminhada ao Ministério Público para que sejam apuradas possíveis irregularidades praticadas por candidatos a prefeito e a vereadores dos municípios, podendo até mesmo impugnar as respectivas candidaturas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).