Mais de mil métricos cúbicos de madeira ilegal foram aprendidos em uma operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em diversos municípios no norte de Mato Grosso. De acordo com a PRF, na operação que durou cinco dias também foram recolhidos equipamentos usados no corte dos produtos e aplicadas multas de R$ 300 mil.
Segundo o coordenador da operação, João Leite, mais de 25 policiais atuaram nas regiões de Sinop, Nova Santa Helena e Guarantã do Norte. “Foi uma operação de nível nacional para fiscalizar principalmente a BR-163 no norte de Mato Grosso, porque é um local que a gente sabe que acontece muito desmatamento no Brasil”, disse o coordenador.
Na operação, 20 pessoas foram presas, sendo a maioria caminhoneiros que transportavam a mercadoria. Conforme o chefe do policiamento de Sorriso, Héber Araújo, a equipe apreendeu tratores, motosserras e carvão vegetal que estavam sendo feitos a partir da vegetação nativa sem autorização do Ibama.
“O volume de apreensões foi muito expressivo e nós chegamos a superar os mil metros cúbicos de madeira apreendida, tanto madeira serrada quanto beneficiada”, afirmou o coordenador da operação. Conforme a PRF, parte da madeira e dos caminhões apreendidos foram levados para o pátio do Ibama em Sinop. Já a outra parte do material apreendido foi encaminhada para os postos da PRF de Sorriso e Itaúba, cidades respectivamente a 420 e 599 km de Cuiabá.
Ainda de acordo com a PRF, além das madeiras e dos caminhões foram apreendidos também cinco quilos de maconha.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).