A Polícia Civil apreendeu, nessa sexta-feira (21.07), cerca de 1700 camisetas de times de futebol falsificadas e conduziu nove pessoas à Central de Flagrantes, autuadas por crime contra a propriedade de marca e concorrência desleal, durante a Operação Gol Contra, realizada próxima à Arena Pantanal, em Cuiabá. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon).
As equipes abordaram todos os pontos de venda instalados nas proximidades do estádio e apreenderam 1.680 camisetas de times de futebol, principalmente das equipes do São Paulo Futebol Clube e do Cuiabá Esporte Clube. As duas equipes se enfrentam neste sábado (22) pelo Campeonato Brasileiro da Série A.
Conforme informações da CBF, o futebol brasileiro representa 0,72% do PIB nacional, totalizando R$ 52,9 bilhões por ano, direta e indiretamente. Estudos indicam que 37% das camisas de times de futebol vendidas no Brasil são falsificadas, resultando em prejuízos para os times de futebol brasileiro, em especial para a equipe do Cuiabá, em Mato Grosso.
O delegado da Decon, Rogério da Silva Ferreira, afirmou que as ações de combate à pirataria de camisetas de times de futebol serão intensificadas, devido aos prejuízos causados aos clubes e à geração de empregos.
Além disso, a segurança no entorno da Arena Pantanal será reforçada com a instalação de onze câmeras do programa Vigia Mais MT. Essas câmeras permitirão que a Polícia Civil monitore, em tempo real e à distância, suspeitos que expuserem produtos piratas à venda, bem como a prática de outros crimes, como roubos e furtos nas proximidades do estádio.
Após a realização de perícia no material apreendido e a conclusão das investigações, as camisetas poderão ser doadas pela Polícia Civil para crianças e adolescentes carentes de programas e organizações sociais sem fins lucrativos em Cuiabá e Várzea Grande.
Leia mais - Policia prende 21 pessoas durante operação contra uma organização criminosa na fronteira de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).