A Polícia Federal deflagou nesta sexta-feira (03.12) a Operação Lobos II para desarticular um grupo criminoso que usava a darkweb para difundir material de abuso sexual no Brasil e em diversas partes do mundo. A ação também busca resgatar crianças que se encontram em situação de extrema violência.
De acordo com a PF, ao todo estão sendo cumpridos 104 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, em 20 Estados e no Distrito Federal. Em Mato Grosso estão sendo cumpridos mandados em Cuiabá e município de Colniza.
Segundo a Polícia, as investigações começaram em 2016, sendo que a PF estabeleceu parcerias com forças policiais de diversos países para identificar indivíduos que usavam a darkweb para difundir o material de abuso sexual infantil.
Consta do inquérito, que os criminosos atuavam mediante divisão de tarefas, que incluíam arregimentadores, administradores, moderadores, provedores de suporte de hospedagem, produtores de material, disseminadores de imagens e outros. O objetivo do grupo era produzir e realizar a difusão de imagens, fotos e comentários acerca de abuso sexual de crianças e adolescentes e ainda alimentar a demanda por esse tipo de material.
O sigilo das investigações permitiu à PF identificar e localizar dezenas de pessoas no Brasil envolvidas na produção e divulgação desse tipo de material.
Os sites e fóruns da darkweb eram divididos por temática, com imagens e vídeos de abuso sexual de crianças de 0 a 5 anos, abuso sexual com tortura, abuso sexual de meninos e abuso sexual de meninas. Mais de 1,8 milhão de usuários em todo o mundo foram identificados como responsáveis por postar, adquirir e retransmitir materiais relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Leia Também - Empresária de VG forja sequestro para receber seguro da caminhonete e é presa
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).