A Polícia Federal prendeu 18 garimpeiros e aprendeu máquinas e equipamentos utilizados em garimpos ilegais no município de Pontes e Lacerda (a 493 km de Cuiabá). A ação fez parte de duas operações a “Mina do Bananal” e “Mina de Ernesto”.
Segundo a PF, as operações iniciaram na última segunda-feira (26.02) e foram concluídas no último sábado (02.03).
No primeiro dia de ação, os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Houve a apreensão 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos.
Já nos vários pontos fiscalizados da Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos tipo aluvião, com a utilização de uma pá-carregadeira – que foi apreendida. No local foram destruídos: duas bombas d’água, um motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais.
Ainda foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel, assim como apreendido dois frascos contendo mercúrio.
“Após o encerramento das atividades de campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região. O principal objetivo é descapitalizar as organizações criminosas que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, gerando enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro”, diz trecho da nota.
Leia Também - Governo Federal reservará 50% de vagas do Fies para inscritos no CadÚnico com renda até meio salário mínimo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).