A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15.03), a Operação Trilha de Algodão, que investiga um grupo criminoso especializado em tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais em Mato Grosso e Rondônia.
A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal apreenderam 675 kg de cloridrato de cocaína em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), em 23 de outubro de 2022, dando início as investigações. Pelos trabalhos conjuntos das duas forças, foi possível identificar o modus operandi do grupo criminoso, que ocultava no interior de carretas-bitrem, que transportavam caroço de algodão, expressivas quantidades de cloridrato de cocaína que tinham como destino o Estado de São Paulo.
A PF e a PRF interceptaram quase duas toneladas de cocaína ligadas ao grupo, tendo sido identificados mais de R$ 5 milhões em patrimônio durante a apuração dos fatos.
Ainda se apura que a estratégia de lavagem de dinheiro montada pelo grupo criminoso parece se utilizar de tabacarias no Estado de Mato Grosso para movimentar valores ilícitos recebidos pelos carregamentos de droga. O grupo ostentava nas redes sociais uma vida de luxo, exibindo veículos e motos importadas, fruto da prática criminosa.
Foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Rondonópolis – nas cidades Sapezal, Campos de Júlio, em Mato Grosso, e Vilhena, em Rondônia. A deflagração contou com o apoio de 42 policiais federais.
Leia mais - Botelho diz que AL não deixará Saúde de Cuiabá virar cavalo-de-batalha: "Queremos resultados"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).