O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Civil e Polícia Militar, iniciaram nesta segunda-feira (29.08) em Mato Grosso a 2ª edição da Operação Maria da Penha para proteção e combate à violência doméstica contra as mulheres e o feminicídio. A iniciativa faz parte do calendário de ações da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) voltada ao público vulnerável.
De acordo com a pasta, a operação segue até o dia 27 de setembro, no qual polícias civis e militares irão atuar em ações preventivas e repressivas para combater todas as formas de agressão contra a mulher. Serão cumpridos mandados de prisões, apreensões, entre outros procedimentos de polícia judiciária, como a concessão/solicitação/expedição de medidas protetivas de urgência.
“O objetivo da Operação Maria da Penha é, ainda, conscientizar a sociedade para o crime, difundir os canais de denúncia, fomentar e induzir políticas públicas voltadas para as mulheres a partir dos indicadores apresentados. E, também, estimular e replicar boas práticas implementadas pelos estados na proteção e acolhimento de mulheres vítimas de violência”, diz trecho da nota do Ministério.
A operação conta com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), ambas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).