Cerca de 500 kg de droga foram apreendidos de uma aeronave interceptada por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) e que fez um pouso de emergência na lagoa Baía Uberaba, região do Pantanal, na divisa do Brasil com a Bolívia. O entorpecente, originário da Bolívia, foi trazido para Cuiabá pelas aeronaves do Ciopaer nesta sexta-feira (27.04). A ação envolveu a Polícia Federal, Força Aérea Brasileira (FAB), Exército Brasileiro, Gefron e Ciopaer.
Três aeronaves A-29 e um avião-radar E-99 da FAB interceptou a aeronave na quarta-feira (25.04), que foi classificada como suspeita após o piloto não responder aos primeiros interrogatórios, estabelecidos no protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, da Lei 7565/1986. Como não houve resposta, a FAB ainda efetuou disparo de advertência, mas o suspeito não obedeceu novamente e efetuou o disparo de detenção, seguindo todas as medidas de policiamento do espaço aéreo, como o tiro de aviso, até chegar à última medida prevista: o tiro de detenção.
O piloto da aeronave com a droga fez um pouso forçado em uma lagoa extensa, onde não há terra firme em um raio de pelo menos quatro quilômetros - e a aeronave submergiu completamente.
As equipes contaram ainda com apoio logístico do Batalhão de Fronteira Porto Índio, do Exército Brasileiro.
Na manhã de quinta-feira (26) foi executada uma operação de resgate, contando com embarcações, mergulhadores e aeronaves dos órgãos envolvidos.
No primeiro mergulho, já foram encontrados os entorpecentes na aeronave interceptada, bem como mantimentos. Todo o conteúdo foi retirado e transportado em aeronave do Ciopaer. Os tripulantes não foram encontrados até o momento.
A Delegacia de Polícia Federal em Cáceres/MT irá instaurar inquérito visando esclarecer a autoria do delito.
Ao todo, foram retirados 15 fardos de substância análoga à pasta base de cocaína, totalizando cerca de meia tonelada. “Nós fomos acionados antes mesmo de a aeronave ser interceptada e estávamos na região acompanhando para dar todo o suporte necessário e conseguir apreender o conteúdo ilícito e a aeronave”, ressaltou o comandante do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli. Esta é a terceira aeronave utilizada para o tráfico de drogas apreendida em Mato Grosso em 2018.
Já o abate da aeronave é o segundo realizado pela FAB em território nacional.
O coordenador operacional do Gefron, major PM Luiz Marcelo da Silva, explicou que as equipes continuam fazendo buscas na região. “O êxito desta ação é resultado da integração entre os órgãos de segurança locais e federais, e os esforços continuam para tentar localizar o piloto”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).