Duas investigações foram concluídas e resultaram na resolução de 22 ocorrências de crimes patrimoniais, nas últimas semanas em Rondonópolis (a 217 km de distância de Cuiabá). A informação é da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município.
Um dos indiciados é P.H.S.N., um jovem de 23 anos, que foi preso em flagrante após roubar uma caminhonete Toyota Hillux no dia 4 de julho. Após a prisão, a equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos descobriu que o criminoso estava envolvido em outros roubos, sendo responsável pelo roubo de mais duas caminhonetes do mesmo modelo e marca.
O modus operandi do criminoso consistia em identificar vítimas vulneráveis, segui-las em uma motocicleta com a ajuda de um comparsa e, quando as vítimas estacionavam as caminhonetes, o comparsa as abordava, ameaçando-as com uma arma de fogo.
Durante as investigações, a Polícia Civil descobriu que os veículos roubados tinham como destino a Bolívia. Durante a prisão, foram encontrados diversos objetos pertencentes às vítimas na residência do jovem, e uma das caminhonetes roubadas foi recuperada em um matagal, onde estava escondida até que fosse verificado se possuía sistemas de rastreamento.
Além dos roubos de caminhonetes, o criminoso também foi identificado como autor de três roubos a estabelecimentos comerciais, nos quais utilizava motocicletas para facilitar a fuga. Dois dos roubos ocorreram em postos de combustíveis e outro em um restaurante em Rondonópolis.
O indiciado permanece preso preventivamente e foi formalmente indiciado por roubo majorado pelo concurso de pessoas, subtração de veículo automotor para o exterior e emprego de arma de fogo.
Em outra investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, o criminoso R.S.P., de 26 anos, foi preso em flagrante e identificado como autor de 12 furtos de materiais de construção em contêineres próximos às obras em andamento. Ele utilizava um veículo furgão para facilitar os furtos, arrombando os cadeados dos depósitos, principalmente durante a noite.
Vários objetos furtados foram encontrados na residência do criminoso, que admitiu guardar alguns deles para organizações criminosas atuantes no estado. Além disso, R.S.P. também foi apontado como autor de pichações em muros na cidade de Rondonópolis, com apologia a uma facção criminosa. Durante a busca na residência, foram encontrados sprays de tinta utilizados nas pichações.
O indiciado foi formalmente indiciado por furto qualificado, receptação e por promover ou integrar organização criminosa, permanecendo preso preventivamente.
O delegado Santiago Sanches ressaltou a importância das investigações realizadas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis no combate e repressão aos crimes patrimoniais na região. Ele também destacou a relevância da colaboração da população para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade, incentivando as denúncias pelo telefone 197, com garantia de sigilo da identidade.
Leia mais - Suspeito se recupera de tentativa de homicídio e mata desafeto em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).