A operação Shadow deflagrada na manhã desta segunda-feira (14.04), pela Polícia Civil, com apoio da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), mira envolvidos na fuga de líderes de facção criminosa do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
Entre os fugitivos, G.R.S., conhecido como “Vovozona”, líder do Comando Vermelho (CV) considerado criminoso de alta periculosidade e apontado como liderança do crime organizado na região sul de Mato Grosso.
Os alvos, entre eles dois policiais penais, também facilitaram a fuga de T.A.F.O., autor de homicídio em Chapada dos Guimarães, a 64 km de Cuiabá, e que dias antes ao fato já tinha se envolvido em outra tentativa de fuga da unidade prisional.
As fugas ocorreram no dia 14 de julho de 2023. As investigações apontaram que os criminosos tiveram auxílio de pessoas internas e externas da unidade prisional para que a fuga ocorresse. Um policial penal, responsável por tirar os detentos da penitenciária em uma caminhonete F-250, acautelada do Sistema Penitenciário, e o diretor da unidade na época dos fatos, que autorizou a saída dos reeducandos, tiveram a participação identificada no crime.
São cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis. As ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé.
Leia matéria relacionada - Policiais penais são alvos de operação na fuga de líderes de facção em presídio de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).